IDG - Instituto de Desenvolvimento Guimarães
29/03/2021 17:17:23
O uso de ferramentas tecnológicas vem crescendo exponencialmente devido não só a necessidade mas também ao acesso a tecnologia de ponta oriunda da Industria 4.0.
Por meio dessas tecnologias, implementa-se a automatização dos processos. E, a partir disso, consegue-se aumentar a agilidade na execução das atividades, diminuir o índice de erros, facilitar a comunicação, reduzir custos, entre outros benefícios.
Nesse sentido, a IDG resolveu elaborar um artigo para apresentar 10 soluções tecnológicas na área da Logística, 5 delas voltadas para melhorias organizacionais e 5 para a otimização da rotina dos profissionais em Logística. Quer saber quais são elas? Então confira agora mesmo!
1. Enterprise Resource Planning (ERP)
Um sistema ERP é uma solução bem completa, capaz de integrar os setores (e unidades) de uma mesma empresa.
Além disso, ele facilita o intercâmbio de informações com os parceiros de negócios, proporcionando uma visão bem ampla dos processos, a elaboração de novas estratégias e tornando a tomada de decisão mais acertada.
Apesar de não ser uma das ferramentas digitais de logística exclusivas do setor, o ERP traz grandes contribuições para a área e proporciona diversos benefícios, que vão desde o aumento na agilidade na finalização das tarefas até a redução de desperdícios e a diminuição dos custos.
Essa integração entre áreas permite, na prática, que o compartilhamento de alguns dados seja feito automaticamente.
Dessa forma, quando um pedido é inserido no software, a área de estoque já sabe, automaticamente, quais itens precisam ser separados e expedidos, assim como a área de transportes tem uma noção do dimensionamento da carga e da necessidade de veículos.
2. Transportation Management System (TMS)
O TMS é um software voltado para o gerenciamento de transportes. Ele ajuda a controlar informações importantes a respeito de fretes, gestão de despacho, custos, entregas, rastreio de cargas, conferência de fatura, entre outros aspectos.
Também, ajuda a aprimorar a produtividade e a qualidade em todo o processo de transporte de cargas, garantindo que as empresas tenham maior controle sobre as operações — o que permite otimizar o planejamento, tomar decisões mais acertadas e aumentar a eficiência, no geral.
3. Warehouse Management System (WMS)
O WMS, por sua vez, é o sistema voltado para rotinas da gestão de estoque, que vão desde o recebimento de mercadorias até a expedição de pedidos. Entre suas funcionalidades principais, podemos citar o endereçamento de itens, o processo de picking (separação) e até o inventário de materiais.
Por meio dele, aumenta-se o controle sobre o armazém, diminui-se o tempo entre as movimentações, reduz-se o índice de erros e retrabalhos e torna-se as equipes mais produtivas.
4. Software para rastreamento de produtos
Um dos aspectos fundamentais do transporte de cargas, do ponto de vista dos clientes, é a possibilidade de acompanhar o pedido em cada etapa do processo. Mas, para que isso seja possível, as empresas devem investir em soluções que permitam implementar a rastreabilidade e compartilhar as informações com os compradores.
Além de melhorar o relacionamento com os clientes, esse tipo de ferramenta ajuda a organizar os processos de negócio, identificar as principais falhas na distribuição e levantar quais ações precisam ser tomadas para aprimorar os resultados.
5. SpeedyBoy
Esse aplicativo tem como objetivo conectar motoboys e empresas, e está disponível para os sistemas Android e iOS. Ele trabalha com geolocalização, a fim de encontrar o profissional mais próximo para atender a demanda. Entre suas principais vantagens, podemos citar:
agilidade na coleta e entrega de documentos e objetos pequenos;
possibilidade de rastrear o percurso do motoboy durante todo o processo;
realização de um trabalho por vez, o que garante agilidade e cumprimento de prazos.
Sem dúvida, é uma excelente opção para o envio de documentos e pedidos urgentes com pequenas dimensões. Além de se ter uma segurança maior de que o serviço será prestado com qualidade — e a possibilidade de ter quem acionar em caso de problemas.
6. Evernote
Esse é um dos aplicativos mais conhecidos cujo objetivo é auxiliar na organização. Entre as funcionalidades que ele proporciona, estão:
registro de anotações e ideias;
organização de arquivos;
criação de lembretes;
registro de imagens;
separação de arquivos em fichários.
Enfim, uma ótima opção para anotar insights, organizar a rotina profissional, salvar informações importantes em tempo real e acessá-las depois, compartilhar conteúdos e desenvolver trabalhos com outras pessoas.
7. Scanbot
Esse aplicativo permite o escaneamento de documentos por meio do smartphone e converte a imagem capturada pela câmera em um arquivo JPEG ou PDF. Além disso, permite que eles sejam enviados para a nuvem usando o Google Drive ou o Dropbox, por exemplo.
É um bom recurso para se utilizar quando um trabalho externo é realizado. Inclusive, um bom exemplo prático de sua aplicação é a possibilidade do caminhoneiro escanear o comprovante de entrega assinado pelo cliente, e enviá-lo para a central.
8. CamCard
Excelente para profissionais que têm muito contato com fornecedores e parceiros e participam de feiras e outros eventos de logística, o aplicativo é utilizado para capturar a imagem de cartões de vista de pessoas ou empresas, e permite que as informações registradas sejam integradas à lista de contatos. Com ele, gerenciar a lista de contatos e praticar o networking se tornam tarefas bem mais fáceis.
9. Trello
O Trello é uma ótima ferramenta para organizar as mais diversas tarefas e projetos, ao mesmo tempo em que acompanha o desempenho do time. Por meio dele, é possível atribuir atividades a cada membro da equipe e monitorar o seu desenvolvimento de maneira bem transparente.
Além disso, ele permite atualizar o progresso individual e monitorar as entregas de cada profissional. Uma excelente opção para gestores e outros líderes que participam de atividades em grupo.
10. Quick Office
O Quick Office permite editar slides, planilhas e documentos (arquivos do Office), e ainda tem integração direta com o Google Drive — o que facilita bastante o compartilhamento de arquivos na nuvem.
Esse recurso pode ser muito útil para profissionais que passam algum tempo realizando trabalhos ou reuniões externas. Um bom exemplo prático disso é a possibilidade de atualizar um arquivo com dados atualizados a caminho de um encontro com um fornecedor ou cliente.
Bom, como vimos, existem diversos softwares e ferramentas digitais de logística que podem ser utilizados para melhorar a rotina dos profissionais e os resultados dentro da organização.
Suas vantagens vão desde a melhoria na produtividade até o ganho de eficiência e redução dos custos (em decorrência das otimizações).
Que essa leitura possa ter entregue a você informações relevantes na area da Logítica e que de alguma maneira possa ter agregado intelectualmente nessa sua busca constante ao conhecimento.
IDG - Instituto de Desenvolvimento Guimarães
Por: Professor Éric Guimarães - 18/08/2020
www.idgcursos.com.br